A limpeza de caixa de gordura em uma residência é importantíssima, mas em se tratando de restaurantes, ela é imprescindível. Sua não realização pode gerar muitos prejuízos ao estabelecimento.

Continue acompanhando este artigo para saber como a limpeza funciona e quais são os riscos de não a realizar!
Como a limpeza da caixa de gordura funciona
A caixa de gordura se trata de um dispositivo que separa a gordura do líquido. Ela é necessária porque, como água e gordura não se misturam, pode haver um entupimento se a gordura ficar no encanamento.
Assim, a caixa possibilita essa separação, para que se dê à gordura a finalização correta e sustentável.
Para realizar a limpeza da caixa de gordura, é preciso abri-la e remover o que estiver nela de sólido. O cheiro é muito forte e pode ser incômodo para muitas pessoas.
Mas, a limpeza superficial não resolve o problema, apenas o adia. Isso porque, remover apenas o acúmulo de gordura possível de ver, faz com que reste muita gordura no local.
E ela pode levar a problemas como o entupimento que, por si só, prejudica o funcionamento do estabelecimento.
Por isso, é preciso contar com empresas como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, que possuam profissionais qualificados e treinados e equipamentos de ponta, para a realização de uma limpeza profunda.
Além da limpeza correta, os profissionais descartarão os dejetos conforme a lei. Ainda, eles identificarão se há outros problemas, como um entupimento já existente e que precisa de solução imediata.
Entendendo que o procedimento, ainda que pareça simples, precisa ser feito por um profissional, continue acompanhando este artigo para conhecer diversos problemas que a caixa de gordura suja traz!
Caixa de gordura suja atrai problemas
Especialmente em se tratando de restaurantes, a não realização de limpeza da caixa de gordura pode trazer muitos problemas que abalam as finanças do estabelecimento.
Conheça alguns deles:
Contaminação dos alimentos
Quando a caixa de gordura está suja, ela acaba por atrair pragas urbanas ao local. Algumas delas são ratos e baratas, que entram por qualquer fresta e acabam infestando um lugar.
Andando por um estabelecimento como restaurante, onde há muita comida disponível tanto em embalagens, como fora dela, há um alto risco de contaminação.
Isso porque essas pragas carregam, em suas patas, diversos vírus, bactérias e protozoários, que provocam doenças que podem ser muito sérias. E os deixam por onde andam.
Nem mesmo a comida embalada está a salvo: elas corroem as embalagens e transferem todos esses microrganismos para elas.
A consequência são alimentos contaminados. E, caso isso não seja percebido pelo dono do estabelecimento ou funcionários, clientes ficarão doentes e haverá o consequente enfrentamento de processos.

Multas e interdição
Outro problema que acontece quando um restaurante não limpa suas caixas de gordura é a aplicação de multa e até mesmo a interdição, pela vigilância sanitária.
Os restaurantes têm por obrigação legal manter a higiene do alimento, o que não é possível em um local sujo, que atrai pragas urbanas e transmite doenças às pessoas.
Mau cheiro
O mau cheiro, em se tratando da falta de limpeza da caixa de gordura, é inevitável. Ele acontecerá cedo ou tarde, especialmente porque uma caixa cheia faz vazamentos de dejetos no local.
Ainda que os vazamentos não sejam visíveis, os clientes com certeza notarão o problema e isso os espantará. Muitas vezes, as denúncias às autoridades vêm dos próprios clientes, justamente por causa disso.
Você, que é dono de um restaurante, garanta a melhor qualidade do atendimento e da infraestrutura do seu local, para que seus clientes confiem e sempre retornem!