Não há um tamanho padrão para um clitóris, mas ele normalmente cresce com excitação sexual. Quando uma pessoa não está excitada, um desequilíbrio hormonal ou outra condição médica pode causar o aumento do clitóris.
Mas a pergunta que mais se faz sobre é onde está o clitóris? O clitóris é um órgão sexual feminino. Está localizado imediatamente acima da uretra, onde a urina é libertada do corpo.
A comunidade médica refere-se a um clitóris aumentado como clitoromegalia ou macroclitóris. Isto refere-se a um clitóris com mais de 10 milímetros (mm) num adulto ou 9 mm num recém-nascido.
Um clitóris inchado num adulto não é normalmente motivo de preocupação. Contudo, uma criança ou recém-nascido com um clitóris grande ou inchado deve ser avaliado por um pediatra para descartar certas condições.
Inflamação da vulva
Um clitóris aumentado ou inchado pode ser causado por uma inflamação geral dos genitais. Isto é conhecido como vulvite, que descreve a inflamação da vulva.
As causas de vulvite incluem:
- Uma reação alérgica a um produto, como um detergente de roupa, sabão, hidratante, ou lubrificante
- Uma infecção, tal como uma infecção por levedura ou uma infecção sexualmente transmissível (IST)
- Excesso de fricção durante o sexo ou masturbação
Os genitais têm abundantes terminações nervosas, e a estimulação desta área sensível pode causar dor ou inchaço. Se uma pessoa manusear os genitais com mais suavidade, o desconforto deve diminuir dentro de um ou dois dias.
Os sintomas de uma infecção por levedura são semelhantes aos de muitas ISTs. Consulte um médico para um diagnóstico e tratamento.
Se uma pessoa suspeitar que uma reação alérgica está a causar vulvite, deve evitar o contato com quaisquer produtos que possam ser responsáveis. Consultar um médico se os sintomas não melhorarem no prazo de uma semana.
Excitação sexual
A excitação sexual causa inchaço no clitóris.
O clitóris de um adulto incha normalmente devido à excitação sexual. Durante a excitação, mais sangue flui para os genitais, e o clitóris pode encher-se e parecer maior. Ocorre um processo semelhante na estrutura do pênis.
O fluxo sanguíneo regressa rapidamente ao normal após o orgasmo, e o clitóris volta ao seu tamanho habitual. Se não houver orgasmo após a excitação, pode levar horas ou dias para o clitóris encolher. Isto não irá prejudicar uma pessoa, mas se o clitóris permanecer inchado e esfregar contra a roupa, pode causar irritação ou desconforto.
Perturbações hormonais
Os hormônios femininos (estrogênios) e os hormônios masculinos (andrógenos) estão normalmente presentes no corpo. A testosterona é um exemplo de um andrógeno.
Um excesso de qualquer androgênio pode provocar o inchaço do clitóris. O seguinte pode ser responsável por este desequilíbrio hormonal:
Síndrome do ovário policístico
A síndrome dos ovários policísticos pode causar períodos irregulares e problemas de fertilidade, bem como um clitóris alargado.
Nesta condição, formam-se muitos pequenos cistos nos ovários, que causam um excesso de andrógenos no corpo. Um pequeno estudo revelou que um clitóris maior estava ligado a um diagnóstico da síndrome.
Os seguintes fatores podem também indicar PCOS:
- pêlos extra do rosto e do corpo
- acne
- aumento de peso
- Períodos irregulares
- problemas de fertilidade
A medicação hormonal e as mudanças de estilo de vida são normalmente suficientes para gerir esta condição.
Esteróides anabolizantes
Estes esteróides são utilizados para construir músculos e aumentar a resistência atlética.
O uso de esteróides anabolizantes também pode levar a um excesso de hormônios masculinos. Isto pode resultar em:
- um clitóris aumentado
- pêlos faciais extra
- uma voz mais profunda
- acne
- graves problemas de saúde que podem afetar o coração, o fígado e os rins
Os esteróides só devem ser utilizados para tratar condições médicas designadas sob a supervisão cuidadosa de um médico.
Tumores das glândulas supra-renais ou crescimento
As glândulas supra-renais secretam hormônios. Se um tumor ou outro tipo de forma de crescimento nestas glândulas não podem funcionar corretamente. Neste caso, uma pessoa pode desenvolver um desequilíbrio hormonal e um clitóris alargado.
Uma pessoa pode também experimentar outros sintomas relacionados com hormônios, tais como aumento de peso, alterações menstruais, ou crescimento excessivo de cabelo. O tratamento de tumores das glândulas supra-renais depende de muitos fatores, tais como o tamanho do tumor e se é cancerígeno.
Se o inchaço do clitóris desaparece em poucos dias, normalmente não indica uma condição grave.
Contudo, uma criança que tenha os genitais aumentados ou inchados deve ser avaliada por um pediatra, para excluir certas condições.